Triângulo da Sustentabilidade

A sustentabilidade é o grande e maior desafio para a humanidade no século XXI. Em 1992, na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente (Rio-92) quase 200 países ao assinarem a “Agenda 21” firmaram um compromisso de busca coletiva por um mundo sustentável do ponto de vista ecológico e sócio-econômico.

O objetivo a ser atingido nesta busca coletiva é o Desenvolvimento Sustentável. Este conceito “Desenvolvimento Sustentável” pode ser definido como o desenvolvimento que “atende às necessidades das presentes gerações sem prejudicar o atendimento das necessidades das gerações futuras” e “que deve ser ao mesmo tempo ecologicamente equilibrado, economicamente viável e socialmente justo”.

Este conceito parece certamente um objetivo utópico e inatingível, já que envolve uma mudança de comportamentos em toda a sociedade, pois está diretamente associado ao modo como trabalhamos, produzimos, vivemos nossas vidas, e ao modo com que os países e instituições conduzem suas políticas. Mas as pressões de consumidores e organizações sobre as cadeias produtivas, e dos indíviduos sobre os governos e instituições vêm gerando modelos de desenvolvimento e sistemas de gestão que buscam compatibilizar o desenvolvimento econômico, o social e o meio ambiente, estes três componentes formam o triângulo da sustentabilidade, ilustrado nas imagens a seguir:

Fonte das figuras: Ecoesfera empreendimentos sustentáveis.

Triângulo da Sustentabilidade
Triângulo da Sustentabilidade

Componentes do Desenvolvimento Sustentável: Triângulo da Sustentabilidade
Componentes do Desenvolvimento Sustentável: Triângulo da Sustentabilidade

5 comentários em “Triângulo da Sustentabilidade

  1. Gostaria de receber mala direta da instiuição, estou no 4º periodo de gestão ambiental e pretendo apresentar meu TCC com tema parecido, a imagem do triangulo é perfeita pois é exata/e o tripé para efetivar a sustentabilidade.
    Grata.

  2. Estou trabalhando em um projeto voltado para condominios residenciais, seria super interessante receber materiais sobre sustentabilidade, pois o projeto está ligado diretamente a comunidade para geração de renda através de materiais reciclado.

  3. Estou fazendo minha monografia sobe sustentabilidade e seus pilares/tripé, gostaria de receber mala direta para aprofundar mais o meu conhecimento.
    Desde já Grata.

  4. Sem dúvidas esse é o grande desafio do século XXI. No entanto, percebo que existem muitos indivíduos e instituições que louvam o tema com intenções que não são legitimas. Empresas que se dizem sustentáveis, e que na verdade, fazem isso para tirar proveito do tema que está em foco. Dizer por exemplo que tem metas sustentáveis, mas que na verdade as ações se situam longe das metas, não significa dizer que é sustentável. Empresas que poluem de forma irresponsável e financiam programas de educação ambiental. Não é assim felizmente, que se efetivam ações sustentáveis. Mas tudo começa de alguma forma, e isso já é um começo. Pelo menos isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *