Categorias
Cursos de Engenharia Ambiental

Questões de Engenharia de Saúde Pública

Abaixo estão 3 Exercícios, Questões práticas com gabarito sobre Engenharia de Saúde Pública, uma matéria comum dos cursos de Engenharia Ambiental, geralmente ocorrendo no terceiro ano da graduação.
 
1 – Sobre Saneamento Ambiental, assinale a alternativa incorreta (1,0):
a) A educação em saúde pública e ambiental é fundamental para garantir o controle de vetores e de reservatórios de doenças transmissíveis.
b) O saneamento ambiental compreende apenas as atividades de Abastecimento de Água, Esgotamento sanitário e Drenagem urbana.
c) Para a sociedade, a falta de saneamento ambiental gera reflexos econômicos.
d) A coleta e a destinação final adequada dos resíduos sólidos também é peça fundamental no controle de vetores e de reservatórios de doenças transmissíveis.
e) O Saneamento ambiental abrange o saneamento da habitação, dos alimentos, dos locais de trabalho e recreação, no processo de planejamento territorial, em situações de emergência e etc.
2 – Relacione as colunas (1,0):
A. Diminuição de custos para a sociedade em geral (diminuição número de leitos hospitalares, menor índice de faltas no trabalho, aumento da qualidade de vida em geral, menores gastos com remediação de passivos ambientais).
B. Riscos tradicionais: associados ao subdesenvolvimento, como falta de acesso à água potável, saneamento inadequado das habitações e comunidade, destino inadequado de resíduos sólidos, acidentes ocupacionais, e etc. Riscos modernos: associados ao desenvolvimento não-sustentável, como poluição urbana, poluição industrial, geração de resíduos sólidos perigosos, riscos químicos e radiotivos, desflorestamento, degradação do solo, mudanças climáticas.
C. Conjunto de obras, instalações e serviços, destinados a produzir e distribuir água a uma comunidade, em quantidade e qualidade compatíveis com as necessidades da população, para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos.
D. Em função de cada uso para o qual se destina o recurso hídrico, têm-se os requisitos de qualidade necessários.
E. Resultado da superposição dos cenários distintos que ocorrem em uma Bacia Hidrográfica, principalmente das formas de uso e ocupação do solo, e das característicais naturais da região.
F. Riscos relacionados com a ingestão de água contaminada por agentes biológicos (bactérias, vírus, e parasitos), pelo contato direto, ou por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico, e riscos derivados de poluentes químicos e radioativos, geralmente efluentes de esgotos industriais, ou causados por acidentes ambientais
( ) Riscos associados ao Abastecimento de água
( ) Sistema de Abastecimento Público de Água
( ) Usos múltiplos dos recursos hídricos
( ) Importância social e econômica do saneamento
( ) Qualidade da água em uma Bacia Hidrográfica
( ) Impactos do ambiente sobre a saúde humana
3 – Sobre Sistemas Públicos de Abastecimento de água e sua importância social, econômica e sanitária, julgue os itens abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) (1,0):
________ Os Sistemas Públicos de Abastecimento de água também têm a função de controlar e prevenir doenças.
________ Este sistema não aumenta a vida média da população, apesar de reduzir a taxa de mortalidade infantil.
________ Os Sistemas Públicos de Abastecimento de água não possuem nenhuma relação com a limpeza pública.
________ Estes sistemas podem ser instalados tanto para pequenas como grandes povoações, na zona rural ou urbana.
________ Prefere-se sistemas individuais de abastecimento de água do que públicos, pois é mais fácil de controlar a qualidade da água consumida.
________ Este sistema aumenta a vida produtiva dos indivíduos, pois aumenta a vida média da população, e reduz do tempo de trabalho perdido com doenças.
_______ O abastecimento público de água não facilita o combate a incêndios, pois em geral há deficiência de instalação de hidrantes nas cidades.
________ Estes sistemas propiciam desenvolvimento econômico, pois facilitam a instalação de indústrias, e o maior progresso das comunidades e do turismo, em geral.
________ Este sistema engloba a retirada da água da natureza, a adequação de sua qualidade (tratamento), o transporte até os aglomerados humanos e o fornecimento às população em quantidade compatível com suas necessidades.
________ O abastecimento público de água propicia conforto, bem-estar e segurança para a população urbana.
GABARITO (RESPOSTAS)
1 – B
2 – F, C, D, A, E, B
3 – V, F, F, V, F, V, F, V, V, V

Uma resposta em “Questões de Engenharia de Saúde Pública”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *