Uma análise da UNEP (United Nations Environment Programme – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) sobre os grandes problemas mundiais da atualidade em relação ao ambiente, levantou 12 grandes problemas que preocupam pesquisadores, administradores e gerentes da área ambiental, são eles:
1. Crescimento demográfico rápido: Mesmo considerando que a taxa de fecundidade das mulheres está diminuindo nos países desenvolvidos, o crescimento demográfico aliado ao desenvolvimento tecnológico acelera a pressão sobre os sistemas e recursos naturais, e em geral traz como consequência mais impactos ambientais, devido ao aumento na produção industrial e nos padrões de consumo.
2. Urbanização acelerada: além do rápido crescimento demográfico, a aglomeração de população em áreas urbanas está gerando grandes centros com 15 milhões de habitantes ou mais. Esses centros de alta densidade populacional demandam maiores recursos, energia e infra-estrutura, além de criarem problemas complexos de caráter ambiental, econômicos e principalmente social.
3. Desmatamento: a taxa anual de desmatamento das florestas, especialmente das tropicais, ocasiona diversos problemas como erosão, diminuição da produtividade dos solos, perda de biodiversidade, assoreamento de corpos hídricos e etc.
4. Poluição marinha: a poluição marinha está se agravando cada vez mais devido a: descargas de esgotos domésticos e industriais através de emissários submarinos, desastres ecológicos de grandes proporções, como naufrágio de petroleiros, acúmulo de metais pesados no sedimento marinho nas regiões costeiras e estuários, perda de biodiversidade (exemplo: espécies frágeis de corais), poluição térmica de efluentes de usinas nucleares e etc.
5. Poluição do ar e do solo: ocasionada principalmente pelas indústrias, agroindústria e automóveis, através de: emissões atmosféricas das indústrias, disposição inadequada de resíduos sólidos (exemplo: lixões) e de resíduos industriais que causam poluição do solo, acúmulo de aerossóis na atmosfera provenientes da poluição veicular e industrial, contaminação do solo por pesticidas e herbicidas, e etc.
6. Poluição e eutrofização de águas interiores – rios, lagos e represas: a poluição orgânica provenientes dos centros urbanos e atividades agropecuárias gera uma variedade de efeitos sobre os recursos hídricos continentais, os quais são fundamentais para o abastecimento público das populações. Essa pressão resulta na deterioração da qualidade da água, causada pelo fenômeno da eutrofização, acúmulo de metais pesados no sedimento, alterações no estoque pesqueiro e geralmente inviabiliza alguns dos usos múltiplos dos recursos hídricos.
7. Perda da diversidade genética: o desmatamento e outros problemas ambientais acarreta em perda de biodiversidade, ou seja em extinção de espécies e perda da variabilidade da flora e da fauna. A biodiversidade e seus recursos genéticos são fundamentais para futuros desenvolvimentos tecnológicos.
8. Efeitos de grandes obras civis: a construção de obras civis de grande porte, como represas de usinas hidrelétricas, portos e canais, gera impactos consideráveis e díficeis de mensurar sobre sistemas aquáticos e terrestres.
9. Alteração global do clima: o aumento da concentração dos gases estufa na troposfera terrestre (primeira camada da atmosfera) e de partículas de poluentes está causando um fenômeno conhecido como aquecimento global, que é o aumento da temperatura do planeta, devido a maior retenção da radiação infravermelha térmica na atmosfera. Cada grau celsius de aumento da temperatura terrestre irá trazer consequências diferentes, e estas são acumulativas, segundo o 2º relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) apenas 1º C a mais já é suficiente para derreter as geleiras de topos de montanha do mundo todo, comprometendo abastecimento locais de água, e se o aumento chegar a 4º C estima-se que até 3,2 bilhões de pessoas poderão sofrer com a falta d’água e que a subida do nível do mar irá ameaçar a existência de cidades costeiras em todo o mundo. As previsões de aquecimento para o fim deste século estimam entre 1,8º C e 4º C a mais na média da temperatura mundial.
10. Aumento progressivo das necessidades energéticas e suas conseqüências ambientais: o aumento da demanda energética devido ao crescimento populacional, urbanização e crescente desenvolvimento tecnológico gera a necessidade da construção de novas usinas hidrelétricas e termelétricas, grandes e pequenas usinas nucleares, e etc. E quanto maior a utilização de combustíveis fosséis (termelétricas, carvão mineral) mais gases de efeito estufa são lançados na atmosfera. Outros tipos de matrizes energéticas como hidrelétricas e usinas nucleares possuem impactos ambientais associados a sua construção e operação (exemplo: falta de tratamento para os resíduos nucleares).
11. Produção de alimentos e agricultura: A agricultura de alta produção é uma grande consumidora de energia, de pesticidas e de fertilizantes. A expansão das fronteiras agrícolas aumenta as taxas de desmatamento e perda de biodiversidade.
12. Falta de saneamento básico: principalmente nos países subdesenvolvidos, a falta de saneamento básico é um problema crucial devido às inter-relações entre doenças de veiculação hídrica, distribuição de vetores e expectativa de vida adulta e taxa de mortalidade infantil. E também pela poluição orgânica gerada pelo aporte de esgostos domésticos e drenagem pluvial em corpos d’água devido a falta de infra-estrutura adequada e a lançamentos irregulares.
Dentre os problemas ambientais que afetam o Brasil, podemos listar os mais críticos:
1. Desmatamento, que acarreta em perda de Biodiverdidade;
2. Erosão devido a desmatamento e manejo inadequado do solo na agricultura e pecuária;
3. Poluição das águas e solos devido a falta de saneamento básico nas áreas urbanas e rurais;
4. Falta de políticas de gerenciamento de resíduos sólidos nas áreas urbanas, gerando “lixões”;
5. Poluição industrial.
No entanto, a partir da década de 70, a humanidade começou a tomar consciência dos seus impactos sobre a natureza, devido principalmente as consequências econômicas que as reações da natureza a esses impactos geravam, como mais gastos com saúde pública. Isso levou ao surgimento de uma nova abordagem de desenvolvimento econômico conciliatório com a conservação ambiental, surgiu assim o conceito de desenvolvimento sustentável.
muito bom o site!!!!!passei meia hora procurando o que eu queria e agora achei no seu site!
Gostaria de parabelenizar pelo assunto que vcs apresentam, pois é de enorme importância o seu conhecimento e a sua divulgação.
Sou Geografo de Formção e este assunto de facto toca muito com a minha pessoa.
Mas mesmo assim fico indagado com o mundo que bemsabe deste perigo e pouco pensa em agir.
… ainda temos tempo para tentar corrigir alguma coisa…
vamos reflectir e tenhomos que ir as solução práticas.
charles de Moçambique
o saite é muitooooooooooooooo bom mito legalllllll
Muito Interessante o site estão de Parabéns…
Ah e eu naum posso eskecer de deichar um beijão
pro meu amorzão Diego!!!!
Amoo muito você lindo.♥
que bommmmmmmmmmm ter este saite !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aqui tirei todas as minhas dúvidas ,aprendi muito .
É um ótimo site .Obrigado!!
Aqui eu aprendi as coisas que , eu tinha dúvidas
Muito bom este site!
gabi não é saite é site! 😉
EU GOSTEI MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
amei as informaçoes
aki tem tudo qe preciso
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e o que eu naum preciso
gostei das informaçãoes contidas mt interesante
adorei vcs.aprendi muitas coisas .vou utilizallos no meu trabalho da faculdade.gotaria que vcs me falasse um pouco sobre a RELAÇÃO ENTRE ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.beiiiiiiiiiiijooooooooooos.parabens.
Maravilhoso este post, muito muito bom!
É de grande importância para as pessoas que ama este planeta e espera por um futuro melhor…
achei super interessante e esse tema que vem abordar o ser humano a ter consciência e preservar o nosso planeta. um abraço. e que todos nós possamos amar a natureza.
Muito interessante,gostei mto.
Estou trabalhando “Temas ambientais” p/ a Feira Cultural deste ano, com meus alunos do 5ºAno. E adorei o conteúdo!
adorei esse site de informações ,aprendi muito com ele…
muitos conhecimentos descobrir que eu tinha …
Nossa , eesse site me salvou para não ficar de Recuperação .
Ótimo site , Abraço !
aki tirei tds as duvidas obrigfado!”!!!!!!!
oi hj descobri o qt é bom cuidar do nosso planeta este site revela os problemas que causamos jogando lixo nos rios, solos e mts obrigado!!!!
todas informação são ótimas,mas nem assim estou conseguindo a licença ambiental para minha empresa quero muito participar dessa ajuda ao nosso planeta,mas esta dificil!
sou de nova andradina ms.
gosteiiiiiiiiiii de ++++++++++++++++ kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
gostei muito, e por considencia eu faxo o curso de arquitectura e planeamento fisico onde e muito inportante ter essas informacoes
Procurei o assunto do meu trabalho de geografia e acabei achando tudo aqui.valeu por terem me passado o assunto.
o texto é muito legal pois nós conhecemos os 12 problemas ambientais no campo.-que nada é muito chato… não curto geografia é muito dramatico e chato…
isso não pode acomcer
eu achei isso muito interessante
Altamente este site já tirei nota vinte no trabalho obrigadão!!!!
Amei amei. .usei este para c0ntribuir na aula de patrimonio natural
AI MEI O TRABALHO NOTA DEZ PARA VOCES
Adorei esse site vcs estão de parabéns muito esclarecedor.
muito legal, só assim as pessoas apende que não é bom poluir a nossa floresta mui bom
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
e muito bommmmmmmmmmmmmm
gostei bastante deste assunto, e matei a pau no trabalho;;;;; ieis…
adorei o site por ter despertado a minha visao face a maneira de pensar nas actividades humanas. sou estudante do curso de gestao ambiental e desenvolvimento comunitario, assim ja achei o tema para minha monografia
gostei muito e muito interresante para a nossa humanidade por que assim eles aprendem a não poluir e nem desmatar florestas!!!!!!
não pode poluir omundo pois está destruindo td, faz mal para todas as pessoa princinpal. adorei…..
Tenho 10 anos e o QI de 280. com esse site esse QI aumentou. kkkkkkkkkkkkk
Ameiiiiiiiiiiiii. e sem qurer me gabar eu tirei a maior nota no meu trabalhoooooo…………
Parabéns…… é o melhor site q já entrei. ficava hrs procurando um bom site… mais agora vou deixar esse site em favoritossssssss……………………………………………………………………..bjssssssssss. muito obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Principais problemas ambientais atuais:
– Poluição do ar por gases poluentes gerados, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (carvão mineral, gasolina e diesel) e indústrias.
– Poluição de rios, lagos, mares e oceanos provocada por despejos de esgotos e lixo, acidentes ambientais (vazamento de petróleo), etc;
– Poluição do solo provocada por contaminação (agrotóxicos, fertilizantes e produtos químicos) e descarte incorreto de lixo;
– Queimadas em matas e florestas como forma de ampliar áreas para pasto ou agricultura;
– Desmatamento com o corte ilegal de árvores para comercialização de madeira;
– Esgotamento do solo (perda da fertilidade para a agricultura), provocado pelo uso incorreto;
– Diminuição e extinção de espécies animais, provocados pela caça predatória e destruição de ecossistemas;
– Falta de água para o consumo humano, causado pelo uso irracional (desperdício), contaminação e poluição dos recursos hídricos;
– Acidentes nucleares que causam contaminação do solo por centenas de anos. Podemos citar como exemplos os acidentes nucleares de Chernobyl (1986) e na Usina Nuclear de Fukushima no Japão (2011);
– Aquecimento Global, causado pela grande quantidade de emissão de gases do efeito estufa;
– Diminuição da Camada de Ozônio, provocada pela emissão de determinados gases (CFC, por exemplo) no meio ambiente.
Oi amei o site e completo e exatamente o que eu estava procurando
Eu realmente me impressiono cada vez mais com o português das pessoas, essa baixa cultura, meu Deus, eu tenho 14 anos apenas e ja consegui ver muitos erros no comentários.
O conteúdo do site é realmente muito bom!
boa noite! gostaria de ter acesso a essa publicação da UNEP, como a encontro? qual o ano de sua publicação?
agradeço =) !
Olá gostaria de saber a referência de onde vc encontrou estes dados!
Será que vc poderia me encaminhar por e-mail?
obrigada,
Adorei. Isso me ajudou muito.
achei o que estava a procura. muito bom gostei do site