Categorias
Recursos Hídricos

Gestão de Recursos Hídricos

Quando falamos sobre algum tema específico, por exemplo, gestão de recursos hídricos, é sempre fundamental definir e diferenciar alguns conceitos, por exemplo, água e recursos hídricos.
As águas e os seus serviços ambientais são aqueles que atendem as demandas ecológicas.
recursos hídricos é um termo usado para se referir à água como um recurso natural disponível ao uso para as atividades humanas. Da própria concepção de um recurso natural, temos que os recursos hídricos são um bem de uso comum, ou seja, um bem de uso público, ao qual todos têm o direito de livre acesso.
Os países dependem de recursos naturais, como os recursos hídricos, e energia para o seu desenvolvimento.
No entanto, sem informação sobre disponibilidade de recursos naturais não pode haver tomada de informação. Por exemplo, no caso de recursos hídricos, essa disponibilidade é determinada segundo o ano hidrológico local, que por sua vez, depende de dados de monitoramento de campo. Compreende-se então a importância da instalação de redes meteorológicas de medição, pois apenas com dados atuais, podemos prever o futuro.
Escassez hídrica significa disponibilidade de recursos hídricos limitada: e é uma função da combinação entre o crescimento exponencial das demandas localizadas e da degradação da qualidade das águas, ou seja, da redução dos estoques. Atualmente, a escassez hídrica ocorre em consequência dos desordenados processos de urbanização, industrialização e expansão agrícola.
Verifica-se assim que há necessidade de aperfeiçoamento na eficiência da gestão dos recursos hídricos, principalmente devido a sua complexidade que é decorrente de pressões e demandas advindas do desenvolvimento econômico, aumento populacional, expansão da agricultura, etc.
Uma dica a todos interessados neste tópico: leiam o cap. 18 da agenda 21 brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *