Consumo ecológico de água: Filtro ou água mineral?

Se na sua casa você compra galões de água mineral, porque não bebe água da torneira, responda o seguinte:
1 – Quanto reais você está gastando em galões de água mineral por mês?
2 – Qual sua garantia que a água dentro do galão realmente é mineral, e de que ela está livre de impurezas que podem prejudicar sua saúde?

Um filtro de água além de representar economia, pois tratar a água da torneira é muito mais barato do que comprar água mineral, representa saúde, pois apenas um filtro garante uma água isenta de impurezas. A água da concessionária já está dentro dos padrões de potabilidade do Ministério da Saúde, mas para garantir que você não vai beber água com excesso de cloro ou com impurezas vidno das tubulações basta apenas instalar um filtro.

Você vai saber a qualidade da água que bebe pelo gosto bom, uma água inodora e limpída! Sem contar que com um filtro de água a necessidade de manutenção é muito menor do que usando galões de água mineral. Toda vez que um galão acaba, tem que limpar o outro, e trocar (e para trocar muitas vezes precisa de um homem por causa do peso), e todo mês é necessário lavar o recipiente de distribuição pois ele tende a ir ficando verde (algas e musgo) por dentro. Já com um filtro de água basta trocar o filtro a cada 3 meses mais ou menos, ou seja, muito menos trabalho.

Indo mais além ainda podemos ver sobre a ótica ambiental, galões de água mineral poluem muito mais do que filtros, pois tem todo o transporte envolvido em carregar os vasilhames da indústria para as casas, e depois de volta para a indústria. Neste transporte ocorre a queima de combustíveis fosséis (em geral, gasolina para as motocicletas) e a emissão de poluentes, e a gente já está careca de perceber os efeitos da poluição do ar sobre a nossa saúde, principalmente, na estação seca. Podemos considerar também o volume de plático gasto nos galões e garrafinhas de água mineral. Um filtro fornece em um ano em média o equivalente a 3,2 mil garrafas de água. Se 200 milhões de unidades de filtro estivessem em uso, elas garantiriam um volume similar a toda a água engarrafada vendida em um ano nos EUA. (Valor especial – negócios sustentáveis 27, 28 e 29 de Junho de 2008)

Outro dado importante é que de 2003 a 2007, o preço da água disparou no mundo todo. A poluição hídrica, a industrialização e a expansão da urbanização acabaram gerando uma pressão enorme sobre os recursos hídricos. Os mananciais estão ficando escassos, e está difícil encontrar até mesmo águas subterrâneas que não estejam poluídas ou contaminadas. Muitos especialistas na área já consideram que a palavra escassez já faz parte do presente e não do futuro, e em muitos países isso se demonstra verdade na hora de comprar uma garrafa de água mineral. A água mineral está ficando e vai continuar ficando cada vez mais cara. A cerca de 3 anos atrás, uma garrafinha de água mineral custava em média 1,00 real, atualmente é díficl achar mais barato do que R$ 2,50 fora dos supermercados.

Resumindo, instalando um filtro de água você ganha em economia, segurança e também ajuda a proteger o meio ambiente!

Agora podemos pensar então: afinal tomar água mineral é ou não uma atitude ecológica?

5 comentários em “Consumo ecológico de água: Filtro ou água mineral?

  1. Prezados Srs. Preciso de informações a respeito de projetos para abrir e comercializar uma fonte de agua mineral aqui no estado do Amapa. Com quem fazer projeto?
    Grato pela resposta.
    ivan.

  2. Olá Sr Ivan, acho que seria interessante que o senhor consultasse o órgão estadual de meio ambiente. Provavelmente, eles poderão informar que tipos de estudos e projetos são necessários e também devem ter uma lista de profissionais cadastrados.

  3. Pessoal: quem disse que a água tratada pela companhias de tratamento é boa? Desde quando essa água é inodora, insípida e incolor? Já tomaram água tratada fornecida pela Sabesp durante o período de sêca na cidade de São Paulo? O teor de cloro mais o uso de carvão ativado mais os sulfatos torna a água horrível para beber. Temos de utilizar filtro de barro? Que tal um com filtro de carvão ativado e tratamento de prata coloidal nas paredes? Isso consegue retirar o gosto pesado da água devido aos produtos químicos em excesso? Já abriram um chuveiro elétrico na cidade de São Paulo após um ano de uso? Já viram o produto incrustado nas resistencias do chuveiro? Não acredito que um filtro simples com carvão ativado e prata coloidal consiga remover toda aquela porcaria de produto químico. Enquanto as companhias fornecedoras de água nas cidades do Brasil não aprenderem a tratar a água direito, o consumo de água mineral vai continuar aumentando, mesmo entre o pessoal de menor poder aquisitivo. Afinal, quando se trata do paladar humano, não há sustentabilidade que se sustente.

  4. Olá ;

    Gostaria de saber , que estratégia usar para implantar um sistema de reciclagem, aonde trabalho ;
    Trabalhamos com reposição de filtros deito de carvão ativado , torneiras em aço inox , e peças plásticas , assim que é realizado a reposição as peças que foram substituidas são jogadas no lixo sem cuidado algum ;
    E gostaria de saber , como posso ajudar para que essas peças sejam recicladas ;

    No aguardo ;

    Grata .

    Aline Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *