Energia a partir do metano de ETEs

A reportagem abaixo demonstra o potencial de geração de energia através dos metanos das Estações de Tratamento de Esgoto e dos aterros sanitários. Lembrando que este tipo de utilização desses gases, além de gerar o benefício econômico da energia, também pode gerar créditos de carbono.

O que comprova mais uma vez que é importante aproveitar o potencial econômico dos resíduos sólidos, das emissões gasosas e dos efluentes liquídos, no entanto sempre garantindo que sejam utilizadas as tecnologias adequadas para evitar possíveis danos ambientais deste processo.

Metano vai virar energia no Paraná

Fonte: Jornal Valor Econômico de 26/09/2008
Miriam Karam, para o Valor, de Curitiba

Se tudo der certo, em pouco tempo toda a energia usada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para captar e processar esgoto será produzida pela própria empresa.

Na Estação Ouro Verde, em Foz do Iguaçu, a empresa testa um sistema para transformar gás metano em energia e já provou que, com isso, evita o lançamento de 13 toneladas de gás metano por ano na atmosfera. E serão oito mil toneladas ao ano quando o projeto estiver concluído e todo o metano gerado nas estações de tratamento for convertido em energia elétrica .

O metano, subproduto do tratamento de esgoto pelo processo anaeróbio, é um dos gases que mais contribuem para o aquecimento global. É vinte e uma vezes mais prejudicial que o CO2. Hoje, a maior parte desse gás é queimada nas estações de tratamento e o resíduo lançado na atmosfera.

Na Ouro Verde são produzidos 1,5 mil kW/h por mês de energia, o suficiente para abastecer cinco residências durante um mês, segundo a diretora de meio ambiente e ação social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.

Quando o sistema for implantado nas 199 estações de tratamento de esgoto (ETEs) que a Sanepar opera, terá capacidade para gerar 200 kW/mês de energia, bem mais que os 80 kW/mês que a empresa consome. A energia excedente poderá ser vendida para a Companhia Paranaense de Energia (Copel).

A transformação do gás metano em energia faz parte de um amplo programa da Sanepar de busca por energias renováveis, o que torna a estatal pioneira no setor no país. O interesse na pesquisa é porque a energia responde por 11% do custo total do processo de funcionamento da empresa, que é a maior cliente da Copel.

O uso da energia elétrica gerada pelo processo de tratamento de esgoto poderá, no futuro, gerar economia de mais de R$ 3 milhões por ano para a empresa.

Maria Arlete destaca que essa política energética traz benefícios de várias fontes. Ao incentivar a produção de energias renováveis, o trabalho anda na direção de diminuir a emissão de gases que provocam o efeito estufa, faz a reciclagem de passivo ambiental e reduz consideravelmente custos operacionais.

E tudo resulta num ganho concreto ainda maior. Funcionando a partir dos próprios resíduos para produzir energia, a Sanepar faz planos para entrar no cobiçado mercado de créditos de carbono. Os estudos para isto, diz Maria Arlete, estão em fase final.

A busca por energias renováveis, na Sanepar, começou, na verdade, em 1988, com o lançamento de um programa interdisciplinar de pesquisa, do qual participaram mais de cem pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do Paraná.

Os estudos resultaram na produção de pelo menos duzentos artigos científicos e livros técnicos e foram decisivos para a definição dos critérios adotados pela legislação que orienta o uso agrícola de lodo de esgoto, programa ganhador dos prêmios FINEP de Inovação Tecnológica de 1988 e 2007.

8 comentários em “Energia a partir do metano de ETEs

  1. Campo Grande-MS, 09 de Maio de 2009-05-09

    Estou realizando um estudo para a implantação de uma Pequena Central Elétrica para a geração de eletricidade, a partir da combustão do metano proveniente da decomposição da biomassa do “lixão” da minha cidade.
    Para tanto, preciso de informações técnicas, legislação, resoluções da Aneel, bem como custos, equipamentos. Em fim, todo o processo a ser adotado para a implantação destas Pequenas Centrais Elétricas.
    Desde já agradeço a colaboração e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

    Claudenir de Carvalho
    claudenirdecarvalho_adv@hotmail.com
    http://www.claudenirdecarvalho.blogspot.com/
    (67) 9244-7248
    (67) 3381-2512

  2. Estou realizando um estudo da minha pós-graduação de uma Pequena Central Elétrica para a geração de eletricidade, a partir da combustão do metano proveniente da decomposição da biomassa do “lixão” da minha cidade.
    Para tanto, preciso de informações técnicas, legislação, resoluções da Aneel, bem como custos, equipamentos. Em fim, todo o processo a ser adotado para a implantação destas Pequenas Centrais Elétricas.
    Desde já agradeço a colaboração e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

  3. Bom dia a todos.

    Gostaria de saber por qual o motivo que na ETE de São Mateus do Sul esta ideia não foi para frente, se tão boa assim!

    Grato sds.
    Douglas

  4. Adorei a iniciativa de vcs
    minha sugestão e que além do resíduo de esgotos tb fosse comprado as sobras de rstaurantes e lanchonetes
    num programa chamado Desperdício Zero que idealizamos em nossa cidade
    ´´e muito bom ver que as empresas pensam num futuro de crescimento que não exija mais matéria prima que o necessário
    Agradeço o espaço e me disponho a ajudar

  5. Estou realizando um estudo para a implantação de uma Pequena Central Elétrica para a geração de eletricidade, a partir da combustão do metano proveniente da decomposição da biomassa do “lixão” da minha cidade.
    Para tanto, preciso de informações técnicas, legislação, resoluções da Aneel, bem como custos, equipamentos. Em fim, todo o processo a ser adotado para a implantação destas Pequenas Centrais Elétricas.
    Desde já agradeço a colaboração e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

  6. DITADO POPULAR QUE PASSA SÉCULOS…A NATUREZA NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA…..MAIS PARA ISSO, A ENGENHARIA AMBIENTAL PRECISA AVANÇAR, A LEGISLAÇÃO IDEM, O POVO SE CONSCIENTIZAR, UM PROCESSO ONDE O UNIVERSO, SAO OS ESTUDOS CIENTÍFICOS, OS APRENDIZADOS COM PAÍSES QUE JÁ DOMINAM ESSAS TECNOLOGIAS E INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS PARA AS NOVAS CONQUISTAS…..NOVOS CURSOS SENDO CRIADOS, GERANDO NOVOS PROFISSIONAIS, DESSES SEGMENTOS AMBIENTAIS, NESSA NOSSA NAVE ESPACIAL, CHAMADA TERRA, PERDIDA NO ESPAÇO…..UMA PEQUENA BOLA DE GUDE AZUL, VISTA DO PLANETA SATURNO….HOJE NINGUÉM MAIS BRINCA COM BOLA DE GUDE, NEM SABE PARA QUE SERVE…..

  7. Gostaria de saber quem poderia compartilhar comigo as informações sobre o principio de funcionamento de um queimador de gás metano para geração de energia. Sou principiante no setor, e gostaria de ter uma melhor noção sobre o assunto para colocar em pauta em nossas reuniões. Pois na empresa onde trabalho possui um queimador, mas o projeto desapareceu. E o sistema está só deteriorando.
    Grato
    e-mail – admilson_caete1@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *