Categorias
Gestão Ambiental Planejamento Ambiental

Definição de Plano de Manejo

Segundo a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.
O Plano de Manejo resulta do planejamento, considerado como uma técnica ou instrumento de organização de processos futuros que permite otimizar as ações destinadas a alcançar objetivos propostos para a área (Milano, 2001). Neste contexto o plano de manejo, contendo as orientações e informações ao adequado desenvolvimento das atividades e ações necessárias para se alcançar os objetivos, constitui-se no documento pelo qual se guiará o gestor da área nos seus trabalhos de administração (Milano, 2001).
Saiba mais em:
Milano, M. S. 2001. Conceitos básicos e Princípios Gerais de Planejamento, Manejo e Administração de Unidades de Conservação. In: FBPN (org.) Planejamento e Manejo de Áreas Naturais Protegidas. FBPN. Guaraqueçaba.

Uma resposta em “Definição de Plano de Manejo”

E, não tão somente medidas que levem ao desenvolvimento e zoneamento da área para fins econômicos, mas, a partir de diversos estudos (o que inclui diversos atores, principalmente a comunidade local), diagnósticos da área, a descrição clara de como os recursos naturais serão utilizados/preservados, a garantia da manutenção dos processos ecológicos, o cunho SOCIAL das comunidades vizinhas, regras de visitação e demais regras que visem uma implementação de políticas eficientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *