Categorias
Desenvolvimento Sustentável

Definição de Meio Ambiente

A primeira coisa que muitos professores de ensino médio dizem quando vão iniciar uma aula de ecologia, é que o termo Meio Ambiente é redundante. De acordo com eles, as palavras que o formam possuem o mesmo significado, a sua soma totalizando, portanto, em um pleonasmo, algo como o famoso: “Vou descer lá embaixo”.
Talvez, para eles, essa seja uma verdade por uma simples falta de definição ou, devido ao caso de excesso de convivência com o “meio”. No entanto, consultando alguns dicionários, é possível descobrir que a palavra meio significa lugar onde se vive, e que ambiente possui o significado de ser o que cerca e envolve os seres vivos e as coisas.
Considerando essas definições, podemos presumir então que qualquer lugar pode ser um meio, como uma casa, e que uma sala de aula pode muito bem ser um ambiente. Será, então, que esse termo é realmente uma redundância? Ou, será que é apenas a maneira mais completa de dar um nome, através de palavras, para a natureza na qual vivemos e da qual fazemos parte?
O Meio Ambiente é o conjunto de fatores físicos, químicos e bióticos ao qual, cotidianamente, nos referimos como natureza. Em outras palavras, é o lugar em que vivemos, do qual dependemos para a nossa sobrevivência e o qual nos envolve e nos cerca. Um meio dinâmico, marcado por interações, ao qual, devido ao nosso enorme poder de modificá-lo, constantemente temos que nos readaptar.

27 respostas em “Definição de Meio Ambiente”

O termo “meio ambiente” é considerado pelo pensamento geral como sinônimo de natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência

natureza, local a ser apreciado, respeitado e preservado. Porém é necessário um ponto de vista mais profundo no termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente, no qual possui vínculos naturais para a sua sobrevivência

meio ambiente em geral e praticamente nossa vida em todo,mas claro para aqueles que tem conciência disso,resumidamente é ar ,aguá,solo,e isso tudo se resume em vida e é isso

Já vi, inúmeras vezes, a definição para meio ambiente como sendo ” o meio no qual estamos inseridos, sendo o conjunto de condições, leis, influências, alterações e interações de ordem física, química e biológica, onde as problemáticas são discutidas não apenas ao nível do individuo ou da “natureza”, mas também ao nível da sociedade. ”
Ou seja, devemos pensar em meio ambiente como tudo o que cerca o nosso corpo físico e o que há dentro dele.
Assim, tudo é meio ambiente e falarmos na humanidade estamos falando em meio ambiente também. Dessa forma, concluo aqui que a crise ambiental é, antes de mais nada, uma crise da humanidade!

Os humanos estão inserido no meio ambiente tanto quanto a fauna e a flora, bem como a água, o ar, o solo (fatores abióticos e bióticos) mais a cultura humana, ou seja, seus paradigmas, valores filosóficos, políticos, morais, científicos, artísticos, sociais, econômicos, religiosos e outros valores. Tudo isto interagindo num processo formando uma grande rede de interação. Portanto, o meio ambiente não é o lugar que nos “cerca”, mas o local onde estamos inseridos ou dele fazemos parte como qualquer outro ser que nele está inserido.

O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.

o Meio Ambiente é o produto de transformação da Natureza a traves da nossa atividade econômica, social e cultural. Portanto, o MA é o espelho da nossa consciência coletiva.

Meio onde seres vivos e não vivos participam pela sobrevivência em um local chamado terra, subdivido em litosfera rochas e solo , Hidrosfera água da terra e Atmosfera camada gasosa o ar.
Abraços !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *