Categorias
Recursos Hídricos

Cor nas águas naturais

A cor na água pode ser de origem mineral ou vegetal, causada por substâncias metálicas, tais como o ferro e o manganês, matérias húmicas, tanino, algas, plantas aquáticas e protozoários.
As águas também podem ser coloridas por despejos solúveis orgânicos e inorgânicos provenientes de indústrias, tais como refinarias, extrações em geral, explosivos, polpa e papel, produtos químicos e outros. O retorno de águas de irrigação também contribui para a coloração.
As águas de superfície podem apresentar coloração devido à matéria suspensa que causa turbidez. Tal cor é denominada cor aparente. A cor verdadeira da água é considerada como aquela atribuída às substâncias em solução, após a matéria suspensa ter sido removida por centrifugação.
A cor diminui a penetração da luz na água e conseqüentemente, reduz a fotossíntese do fitoplâncton e limita a zona de crescimento de plantas aquáticas.
As águas superficiais, sobretudo as oriundas das áreas pantanosas, são geralmente, coloridas e daí a necessidade do seu tratamento de água antes de serem distribuídas para o consumo doméstico ou para a indústrias.
O material colorido dessas águas, é proveniente do seu contato com resíduos orgânicos, tais como: folhas, fragmentos de madeira, etc.; em diferentes estados de decomposição. Entre os extratos vegetais que atribuem cor às águas, os mais frequentes, são o tanino, o ácido húmico e humatos.
O ferro, na forma de humato de ferro, produz cor. As partículas coloidais, negativamente carregadas, dão à água natural uma cor característica típica; sua remoção é facilmente realizada pela coagulação com a ajuda de um sal, de um íon metálico trivalente, como: Ferro e Alumínio.
Classificação das cores:
Na análise da água para fins sanitários, há dois tipos de cor que devemos distinguir:
A Cor Aparente e a Cor Verdadeira.
Cor aparente
É a cor produzida pela drenagem exercida pelos rios, de áreas de solos de argila vermelha, a qual ficam em suspensão nas águas, tornando-as fortemente coloridas quando do período das cheias.
Cor verdadeira
É a cor por extratos orgânicos animais ou vegetais, de características coloidais, ou substâncias coloridas dissolvidas.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *