As externalidades são os efeitos colaterais da produção de bens ou serviços sobre outras pessoas que não estão diretamente envolvidas com a atividade. Em outras palavras, as externalidades referem-se ao impacto de uma decisão sobre aqueles que não participaram dessa decisão.
As externalidades podem ter efeitos positivos ou negativos, isto é, podem representar um custo para a sociedade, ou podem gerar benefícios à mesma.
Um exemplo típico de externalidade negativa é a da fábrica que polui o ar, afetando a comunidade próxima. No entanto, o estímulo a economia regional, como resultado da demanda de serviços pela fábrica, pode representar uma externalidade positiva para a comunidade.
O problema das externalidades negativas é que elas passam a se tornar custos para a população. Assim é necessário a criação de políticas públicas para estimular a instalação de atividades que constituam externalidades positivas, e impedir a geração de externalidades negativas, ou obrigar aos geradores de externalidades negativas que as internalizem, isto é, arquem com os custos das mesmas.
4 respostas em “Conceito de externalidades”
Mais um termo técnico para complicar.
Porque não dizer simplesmente consequência?
Agora consegui compreender o que significa esse termo “externalidades”.
Infelizmente esse conceito é muito aplicado no Brasil, um pais onde prevalece o individualismo, o egoísmo e a irresponsabilidade das pessoas, uma vez que na maioria das situações as pessoas que detêm o poder de tomada de decisão não se preocupam em nenhum momento nas consequências que essas decisões possam causar nos restante das pessoas
infelizmente em Angola as externalidades geradas pelo Estado na suma maioria são negativas.