Categorias
Certificação Florestal Desenvolvimento Sustentável Gestão Ambiental

A importância da Mata Ciliar

Atualmente nas áreas urbanas parece que a população e os políticos já esqueceram o que é mata ciliar e qual sua importância, pois ao lado dos córregos, reservatórios e lagos urbanos em geral temos avenidas e ruas, e não florestas conservadas.
Na zona rural, o uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original nas margens dos corpos d’água, chegando em muitos casos a ausência total da mata ciliar, mas qual a importância disso tudo?
Para falar da importância da Mata Ciliar, primeiro é preciso responder: O que é Mata Ciliar?
Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, ou seja, localizada nas margens dos corpos d’água. A mata ciliar também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. A área que abrange a mata ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como APP – “área de preservação permanente”, e possui diversas funções ambientais, devendo possuir uma extensão específica a ser preservada de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente. (Veja a figura abaixo)

Largura das APPs segundo a Largura do corpo d\'água.
Largura das APPs segundo a Largura do corpo d'água.

E para percebermos a importância real da Mata Ciliar, é preciso responder: O que acontece sem a mata ciliar?
1 – ESCASSEZ DA ÁGUA
A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, ou seja, aumenta o escoamento superficial e diminui a infiltração, diminuindo assim o armazenamento no lençol freático. Com isso, reduze-se o volume de água disponível no subsolo e acarreta em enchentes nos córregos, rios e os riachos durante as chuvas.
2 – EROSÃO E ASSOREAMENTO
A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, e os sólidos em suspensão trazem prejuízos ecológicos, dificuldade no tratamento de água para abastecimento, entupimento de tubulações de captação e assoreamento, mudando o curso do corpo d’água. O processo de erosão se torna acentuado principalmente devido a ocorrência de enchentes nas épocas de chuva.
3 – PRAGAS NA LAVOURA
A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.
4 – QUALIDADE DA ÁGUA
A mata ciliar possui grande importância na manutenção de boa qualidade da água, pois reduz a erosão das margens e consequentemente o assoreamento dos rios, que geram sólidos em suspensão e prejudicam a vida aquática e a qualidade da água para uso e consumo humano.
5 – MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE
A conservação dessas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.
Um exemplo de empreendimento com a Mata ciliar preservada é o passeio de ecoturismo realizado no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, Mato Grosso do Sul, região de Bonito e da Serra da Bodoquena.

72 respostas em “A importância da Mata Ciliar”

Concordo plenamente com você Luiza, quando diz que os políticos esqueceram da importancia das matas ciliares ,ésta semana ví no canal de televisão (tv tem,)pograma: tem noticias ,um deputaddo apresentando seu projeto de lei, propondo a modificação da lei que determina a metragem da largura mínima da área de recomposição ciliar do lago formado pelas; hidroelétricas do rio Tietê aqui no noroeste paulista, isto para beneficio dos donos de ranchos que invadiram ÀREAS DE PREZERVAÇÃO que é de estrema importancia para o equilíbrio natural. espero que prevaleça o bom senso das autoridades de bem , Penápolis SP

Luis, as vezes é díficil de entender mesmo, mas as matas naturais são muito importantes para a humanidade. Tudo o que nós temos de conforto vem da exploração dos recursos naturais e dos serviços ambientais. Por exemplo, as matas oferecem madeira, garantem a perenidade do ciclo hidrológico, ou seja, das chuvas, oferecem remédios naturais que podemos encontrar na sua biodiversidade, e muitas outras coisas. Sem contar que o equilíbrio climático do planeta depende delas! Abs!

Há algum tempo escrevi nésta mesma página (ver a cima) sobre a falta de compromisso ambiental na politica., na ocasião sitava um deputado aqui de São Paulo , agora imfelizmente tenho de diser da maioria dos polítcos do estado de Santa Catarina, que afrontam a costituição e o bom senso, e aprovaram uma “lei” absurda que regularisa os crimes ambientais naquele estado Miguel A Alves Penápolis SP BRA

Achei muito boa essa página com essas explicações, mas gostaria de saber um pouco mais detalhado qual a importância das matas ciliares para as bacias hidrográficas…
obg.

É importante uma normatização de procedimentos para as matas ciliares, pois a legislação disponível trata apenas das APP´s sendo as mata ciliares uma fração frágil que deve ser encarada com maior seriedade, dependendo de cada sítio florestal.

gostgei muito do que eu li acima mais queria saber mais a respeito de mata ciliar, porque sou estudante de biologia e queria desenvolver um projeto de recuperação e estou procurando auxilio pra isso, talvez voçe possa me ajudar.
obrigada. Carolina

olá estou cursando biologia e estou querendo fazer o meu tcc sobre a mata ciliar e gostaria se possível da sua ajuda em algumas informações, um abraço e aguardo respostas.

ola! meu nome e gabriel! gostei desse site pq eu ja fiz um trab. daui sobre a mta siliar de ciências !!!!! eu estudo no santa terezinha! de manaus-am !

nossa muito legal.apreserntei sobre isso,fizemos maquete
explicando sobre a importancia da mata ciliar ficou muito joia,eu explique como esta logoa acima!
parabéns;)

Olá!!!
ótimo comentário sobre a importancia das Matas Ciliares, acredito que além deste breve documentário ter favorecido em minhas pesquisas concerteza ajudou ou ajudará a saciar muitas dúvidas de pessoas enteresadas na área, afinal este assunto deveria ser de interesse de toda a massa populacional. Enfim estão de parbéns pelo esclarecimento!!
E é dessa maneira esclarecendo dúvidas que caminhamos para um futuro melhor, não somente no aspecto ambiental mas todos aqueles que participam do contexto social.
Abraços.

Políticos corruptos, afim apenas de beneficiar seus bolsos, estão querendo aprovar uma nova lei na metragem de desmatamento das matas ciliares, reduzindo de 30 metros à 5 metros.
Muito boa a matéria. 🙂

gostei muito desse site consegui informações para meu trabalho.que foi um sucesso, numca mais vou encontrar outro igual. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to brincandu eu gostei mesmo ganhei 1 lugar no trabalho

Estou fazendo um curso técnico de hidrologia e um trabalho sobre a MATA CILIAR e gostaria de receber mais informações sobre esse assunto. Desde de já agradeço e muito legal essa material…

Gostei muito!!!!!!!!!
Sou acadêmica de Biologia e adorei os conceitos, estão bem objetivos, tipo: sem rodeios.
Vou utilizar essas informações para o meu projeto de extensão!!!!!!!
Valeu!!!!!!!!!

Esse material é muito bom e esclarece que a Mata Ciliar deve ser preservada, e todos estamos inseridos em mantê – la, e sensibilizarmos sobre a sua importancia e função no meio ambiente, obrigada !

Entendo que a mata ciliar contribui para a saúde de um curso d’água, ao filtrar materiais nocivos à água e à vida aquática, porém se quisermos ter perenidade do canal de escoamento, temos que trabalhar a micro bacia como um todo, eliminando o escoamento superficial que provoca a erosão, o assoreamento e as enchentes; manejo adequado do solo, com diques de contenção, cobertura vegetal que reduz a evaporação e aumenta a infiltração para recarga do lençol freático. Assim teremos volume constante e qualidade da água, independentemente da largura da mata ciliar, até que esta água chegue na primeira cidade, onde é recebida por construções nos barrancos, inúmeros afluentes, que na verdade não é água e sim esgoto, galerias de águas pluviais contendo a lavagem da cidade e toda especie de rejeites. E a Mata Ciliar e sua Importância?

A mata ciliar é tão importante que deveria ser entendida como uma necessidade ao longo do curso d’água e não apenas nas áreas que não compõem os perímetros urbanos.

Entendo que a mata ciliar é eficiente se estiver associada a um manejo adequado da micro bacia como um todo, independentemente se no campo ou na cidade. A fragmentação das áreas que protegem os cursos d’água, jamais solucionará a degradação do recurso natural “água” .
Se o ponto de vista for interpretado como intempestivo, favor desconsiderar.

Uma maravilha esse conteúdo sintético, porém, íntegro, sobre a importância da Mata Ciliar. PARABÉNS! Iolanilson,Boqueirã0-PB.

oooi, eu estou participando da feira multidisciplinar do meu colegio, e um dos temas propostos para minha sala é a mata ciliar, gostaria se possivel de alguma ideia para o meu projeto

nao li tudo thal nao tenho tempo mas so muito interesada nisto gosto da natureza ela e perfeita gente nao desmate as matas porque e ela que nos da o ar que nos estamos respirando neste isato minuto so porsso nao fassa isso com a natureza ta bom gente fica com DEUS todos vcs

Gostei muito, esse site me ajudou bastante no meu trabalho de mata ciliar,…A mata ciliar é muito importante porque sem ela talvez os rios possam ficar mais poluidos,e isso é prejudicial para a nossa floresta,pois sem ela nao teriamos vidaa

importantissimo saber que a mata ciliar e essencial para a contribuicao da biodiversidade natural e presrva-la e dever de todos,mas que pena que muitos nao pensem assim…..mas e importante colocar em foco que o poco podeser muito.

A importância as matas ciliares em geral é que ela protege a margem dos córregos, riachos e rios, consequentemente haverá muitas nascentes que aumentará o volume de água do manancial, desmatando as matas ciliares automaticamente não terá nascentes e ocorrerá a seca dos córregos, riachos e rios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *