A importância da Mata Ciliar

Atualmente nas áreas urbanas parece que a população e os políticos já esqueceram o que é mata ciliar e qual sua importância, pois ao lado dos córregos, reservatórios e lagos urbanos em geral temos avenidas e ruas, e não florestas conservadas.

Na zona rural, o uso das áreas naturais e do solo para a agricultura, pecuária, loteamentos e construção de hidrelétricas contribuiram para a redução da vegetação original nas margens dos corpos d’água, chegando em muitos casos a ausência total da mata ciliar, mas qual a importância disso tudo?

Para falar da importância da Mata Ciliar, primeiro é preciso responder: O que é Mata Ciliar?

Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, ou seja, localizada nas margens dos corpos d’água. A mata ciliar também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. A área que abrange a mata ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como APP – “área de preservação permanente”, e possui diversas funções ambientais, devendo possuir uma extensão específica a ser preservada de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente. (Veja a figura abaixo)

Largura das APPs segundo a Largura do corpo d\'água.
Largura das APPs segundo a Largura do corpo d'água.

E para percebermos a importância real da Mata Ciliar, é preciso responder: O que acontece sem a mata ciliar?

1 – ESCASSEZ DA ÁGUA
A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, ou seja, aumenta o escoamento superficial e diminui a infiltração, diminuindo assim o armazenamento no lençol freático. Com isso, reduze-se o volume de água disponível no subsolo e acarreta em enchentes nos córregos, rios e os riachos durante as chuvas.

2 – EROSÃO E ASSOREAMENTO
A mata ciliar é uma proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio, e os sólidos em suspensão trazem prejuízos ecológicos, dificuldade no tratamento de água para abastecimento, entupimento de tubulações de captação e assoreamento, mudando o curso do corpo d’água. O processo de erosão se torna acentuado principalmente devido a ocorrência de enchentes nas épocas de chuva.

3 – PRAGAS NA LAVOURA
A ausência ou a redução da mata ciliar pode provocar o aparecimento de pragas e doenças na lavoura e outros prejuízos econômicos às propriedades rurais.

4 – QUALIDADE DA ÁGUA
A mata ciliar possui grande importância na manutenção de boa qualidade da água, pois reduz a erosão das margens e consequentemente o assoreamento dos rios, que geram sólidos em suspensão e prejudicam a vida aquática e a qualidade da água para uso e consumo humano.

5 – MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE

A conservação dessas áreas naturais possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.

Um exemplo de empreendimento com a Mata ciliar preservada é o passeio de ecoturismo realizado no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, Mato Grosso do Sul, região de Bonito e da Serra da Bodoquena.

72 comentários em “A importância da Mata Ciliar

  1. Entendo que a mata ciliar contribui para a saúde de um curso d’água, ao filtrar materiais nocivos à água e à vida aquática, porém se quisermos ter perenidade do canal de escoamento, temos que trabalhar a micro bacia como um todo, eliminando o escoamento superficial que provoca a erosão, o assoreamento e as enchentes; manejo adequado do solo, com diques de contenção, cobertura vegetal que reduz a evaporação e aumenta a infiltração para recarga do lençol freático. Assim teremos volume constante e qualidade da água, independentemente da largura da mata ciliar, até que esta água chegue na primeira cidade, onde é recebida por construções nos barrancos, inúmeros afluentes, que na verdade não é água e sim esgoto, galerias de águas pluviais contendo a lavagem da cidade e toda especie de rejeites. E a Mata Ciliar e sua Importância?

  2. A mata ciliar é tão importante que deveria ser entendida como uma necessidade ao longo do curso d’água e não apenas nas áreas que não compõem os perímetros urbanos.

  3. Entendo que a mata ciliar é eficiente se estiver associada a um manejo adequado da micro bacia como um todo, independentemente se no campo ou na cidade. A fragmentação das áreas que protegem os cursos d’água, jamais solucionará a degradação do recurso natural “água” .
    Se o ponto de vista for interpretado como intempestivo, favor desconsiderar.

  4. Uma maravilha esse conteúdo sintético, porém, íntegro, sobre a importância da Mata Ciliar. PARABÉNS! Iolanilson,Boqueirã0-PB.

  5. oooi, eu estou participando da feira multidisciplinar do meu colegio, e um dos temas propostos para minha sala é a mata ciliar, gostaria se possivel de alguma ideia para o meu projeto

  6. nao li tudo thal nao tenho tempo mas so muito interesada nisto gosto da natureza ela e perfeita gente nao desmate as matas porque e ela que nos da o ar que nos estamos respirando neste isato minuto so porsso nao fassa isso com a natureza ta bom gente fica com DEUS todos vcs

  7. Gostei muito, esse site me ajudou bastante no meu trabalho de mata ciliar,…A mata ciliar é muito importante porque sem ela talvez os rios possam ficar mais poluidos,e isso é prejudicial para a nossa floresta,pois sem ela nao teriamos vidaa

  8. ola possso dizer que se esforçarmos ainda a tempo de recuperar muitas matas çiliares ,porem deve-haver uma ampla conçientisaçao .

  9. importantissimo saber que a mata ciliar e essencial para a contribuicao da biodiversidade natural e presrva-la e dever de todos,mas que pena que muitos nao pensem assim…..mas e importante colocar em foco que o poco podeser muito.

  10. A importância as matas ciliares em geral é que ela protege a margem dos córregos, riachos e rios, consequentemente haverá muitas nascentes que aumentará o volume de água do manancial, desmatando as matas ciliares automaticamente não terá nascentes e ocorrerá a seca dos córregos, riachos e rios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *